WALMART

TAM VIAGENS

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

POLUIÇÃO AMBIENTAL



Poluição

A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades.
Poluente é o detrito introduzido num ecossistema não adaptado a ele, ou que não suporta as quantidades que são nele introduzidas. Dois exemplos de poluentes: o gás carbônico (CO2) e fezes humanas.
O CO2 das fogueiras do homem primitivo não era poluente, já que era facilmente reciclado pelas plantas. O mesmo gás, hoje produzido em quantidades muito maiores, é poluente e contribui para o agravamento do conhecido "efeito-estufa".
Fezes humanas que são jogadas em pequena quantidade numa lagoa podem não ser poluentes, por serem facilmente decompostas por microorganismos da água. Em quantidades maiores, excedem a capacidade de reciclagem da lagoa e causam a morte da maioria dos organismos; neste caso, são poluentes.

Poluição de água

Problemas Ambientais
O petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese, por interferir na chegada de luz ao fitoplâncton. São assim afetadas as cadeias alimentares marinhas.
O acúmulo de certos detritos inertes, como poeiras e argilas, também interfere na transparência da água do mar, de rios e de lagoas e, portanto, compromete a realização da fotossíntese.
O despejo de esgoto no mar pode tornar as praias impróprias para o banho, transformando-as em fontes de contaminação por vírus e bactérias. Esgoto orgânico, doméstico ou industrial, lançado nas águas de rios ou lagoas, pode acabar "matando" o ecossistema.
A água quente usada em usinas atômicas, quando lançada nos rios ou nos mares, diminui a solubilidade do O2 na água; isso afeta os organismos sensíveis à diminuição do oxigênio.
O despejo de substâncias não-biodegradáveis, como detergentes, não sofre ataque dos decompositores e permanecem muito tempo nos ecossistemas. Formam montanhas de espuma em rios poluídos.
Sais de chumbo, de níquel, de cádmio, de zinco ou de mercúrio despejados pelas indústrias propagam-se pelas cadeias alimentares aquáticas, intoxicando os organismos e, eventualmente, o homem.

A poluição atmosférica

A principal característica da poluição atmosférica é a presença de partículas sólidas e de gases tóxicos no ar. As causas apontadas para esse tipo de poluição são os resíduos industriais sem tratamento, a queima de petróleo, carvão e principalmente a emissão de gases pelos veículos nos grandes centros urbanos de todo o mundo.
As consequências da poluição atmosférica são sentidas em muitas dimensões, seja na saúde humana, na saúde do planeta e atualmente vem sendo sentida gravemente nas alterações climáticas.
Problemas Ambientais
Consequências para a saúde humana

A poluição atmosférica pode provocar inúmeros problemas na saúde humana que vão desde simples renites alérgicas até o desenvolvimento de neoplasias malignas no pulmão. O aparecimento de doenças do sistema respiratório em cidades com altos níveis de emissão de gases tóxicos seja pelo número de veículos existente ou pelas indústrias é comprovadamente muito maior do que em outros locais.

Consequências climáticas

Atualmente o Brasil e o mundo estão vivendo as voltas com constantes desastres naturais provocados por fenômenos meteorológicos antes desconhecidos do homem. São ciclones, terremotos, tsunames, tornados, além do efeito estuda, das chuvas acidas e do aquecimento global. Cada um desses fenômenos tem consequências gravíssimas para as comunidades que são atingidas e também para o planeta.
A reação da natureza a séculos de ação do homem se manifesta de forma violenta, mas não sem deixar ao homem uma última oportunidade de tentar salvar o que ainda não se perdeu. Está na mão de cada um de nós, através de ações conscientes no dia a dia a transformação do mundo em que vivemos.

2 comentários:

  1. o problema da poluicao é um caso serio mesmo! Valeria

    ResponderExcluir
  2. E como, tá feia a coisa!!! Coitado dos nossos filhos e netos, se alguma politica séria não for adotada!

    ResponderExcluir